Unisep celebra Dia do Estudante com apresentação musical e integração acadêmica

14 de Ago de 2023
Nesta sexta-feira, 11, o Centro Universitário Unisep, câmpus de Francisco Beltrão, promoveu atividades em comemoração ao Dia do Estudante, uma data de grande significado para o segmento educacional. O evento, que homenageou a dedicação à busca pelo conhecimento e à educação, teve início depois do intervalo, momento em que os acadêmicos foram recebidos no saguão da instituição com cachorro-quente e homenagem musical comandada pela dupla Michele e Fernando. ?A interrupção dos últimos períodos das aulas deste dia especial foi uma maneira da Unisep traduzir aos alunos nosso reconhecimento pela dedicação acadêmica a que estão empenhados. Ao mesmo tempo, evidenciar nosso agradecimento por confiarem na nossa instituição como parceira para a formação profissional durante a fase estudantil?, justificou o diretor-acadêmico, Augusto Kirchhein. O diretor acrescentou que data é uma oportunidade para reconhecer a importância dos estudantes na sociedade, destacando seu comprometimento com a aprendizagem, seu crescimento pessoal e, por extensão, o desenvolvimento da comunidade. ?Para a Unisep, esta é uma das celebrações mais significativas, honrando o protagonismo dos estudantes no processo educacional?, pontuou.

Data está relacionada à fundação de dois cursos superiores no Brasil

O Dia do Estudante é comemorado no Brasil desde 1927, quando a data foi oficialmente estabelecida, no governo de Arthur Bernardes. Na ocasião, eram completados 100 anos da fundação de dois cursos de ciências jurídicas, instituídos por Don Pedro I em 11de agosto de 1827 ? o primeiro em Olinda (PE) e o segundo em São Paulo. Esses cursos desempenharam um papel crucial no estabelecimento do ensino jurídico no Brasil, tornando-se marcos significativos na história da educação do país. Em 1927, em evento comemorativo ao centenário dos dois cursos de direito, o advogado Celso Grand Ley fez a proposta de reservar a data para homenagear os estudantes brasileiros. A ideia foi logo acatada. E, em 1937, a UNE ? União Nacional de Estudantes, estabeleceu o dia 11 de Agosto como uma data para lembrar e refletir sobre a classe acadêmica e parabenizar todos os estudantes.